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A Serra do Cipó: Muito além das cachoeiras

Conhecida por suas lindas cachoeiras, a Serra do Cipó pretende diversificar sua oferta de produtos e aumentar o fluxo turístico na região por meio do novo projeto intitulado “Rotas Temáticas Serra do Cipó”, lançado Sebrae MG em parceria com o Circuito Turístico Parque Nacional Serra do Cipó.
 
 
 
 
 
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Com a proposta de apresentar 16 das 29 novas atividades turísticas do projeto ao trade turístico mineiro, a equipe técnica da  Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) foi convidada pela presidência do circuito e pelo Sebrae MG para uma viagem de familiarização – famtour, entre os dias 13 e 15 de dezembro 2017.

 
 
 
 Com a ideia de novas rotas turísticas na Serra do Cipó, o projeto amplia a oferta de passeios e  cria novas experiências locais para os visitantes. O Rotas Temáticas faz parte do Programa de Produção Associada ao Turismo que vem sendo desenvolvido pela Associação de Cultura Gerais (ACG) em parceria com o Sebrae MG, atendendo a uma demanda identificada pelo Fórum de Desenvolvimento Regional que propõe o resgate da identidade e da autoestima da população da região, através da valorização de sua cultura, seus saberes e fazeres.

 Para englobar a grande diversidade de produtos que a região tem a oferecer e facilitar sua comercialização, foram criadas rotas temáticas divididas por interesse e que propõem
uma série de atividades e serviços àqueles que visitam a região e desejam experimentar e viver a riqueza de sua cultura, de sua história e de sua natureza. A Rota da Produção à
Mesa; Rota Rupestre; Rota do Cerrado e Campos Rupestres; Rota dos Tropeiros; Rota das Artes; Rota das Tradições; Rota dos Sabores; Rota do Bem Estar e Rota da Aventura compõem o novo roteiro.

 
 Na ação os participantes puderam avaliar o potencial do novo roteiro. Para a analista da Setur MG, Renata Toffoli, “as novas atividades desenvolvidas pelo projeto atendem a expectativa do mercado turístico seguindo a tendência do turismo de experiência. O turista da Serra do Cipó conta agora com diversas oportunidades de vivenciar os costumes e a cultura local, conhecer a produção e experimentar a gastronomia, além de fazer parte da criação do rico artesanato da região”.

 Para a analista do Sebare MG, Nayara Bernardes, “a região tem potencial para oferecer também atrações relacionadas ao descanso e à contemplação, que não dependem ou se limitam às condições meteorológicas, ou não requerem grande esforço físico”.

 De acordo com a Ana Paula Caldeira, gestora do Circuito Turístico Parque Nacional Serra do Cipó, “a proposta é criar mais opções de atividades que atraiam o turista para a região, fazendo assim que os turistas permaneçam mais tempo nos municípios do circuito, aumentando a taxa de ocupação das pousadas locais.

 Com gostinho de quero mais, o receptivo da Primotur, Helder Primo, agradeceu o convite e já planeja nova visita. “Agradeço a oportunidade de vivenciar e experienciar o “lado B” da Serra do Cipó com essas novidades que fogem do padrão de atividades do local. Espero que em 2017, possamos colocar em prática tudo que foi conversado e consigamos colocar os produtos à disposição do turista e das agências nacionais”.

  
No Famtour estiveram presentes oito agências de turismo receptivo de Minas Gerais que comercializarão as atividades em seus roteiros, entre elas, Bambu Aventura- Lapinha da Serra, Beagá For You Turismo, Casarão Turismo, D’Minas Turismo, Kopa Turismo, Loucos por Aventura, Primotur Receptivo, Tauanã Turismo Pedagógico.
 
 


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