Lotes I Terrenos I Casas I Serra do Cipó
Portugues English Spanish Italian French Deutsch
  (31) 999739394 vivo 997738617 CRECI: MGF 0028275
          
 Lotes I Terrenos I Casas I Serra do Cipó
Aguarde, carregando... Aguarde, carregando... Imóvel:
 

 

Projeto das 10 travessias fecha ciclo comemorativo

A última travessia comemorativa dos 10 anos de criação do ICMBio foi no Parque Nacional da Serra dos Órgãos no Rio de Janeiro. 

 

Grupo wkps
Nos dias 3 e 4 de fevereiro, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) recebeu a 10ª, e última, travessia comemorativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O percurso escolhido para fechar com chave de ouro as celebrações aos 10 anos do Instituto foi a clássica “Petrópolis x Teresópolis”. Os 28 km da “Petro x Tere”, como chamam os montanhistas, foram percorridos ao longo de dois dias. Além da caminhada, os participantes acompanharam a pintura das primeiras pegadas de sinalização da travessia.

Com a silhueta do Dedo de Deus na sola, as pegadas nas cores preta e amarela serão a marca registrada dos Caminhos da Serra do Mar, uma trilha de longo curso que cruza o parque nacional de uma ponta a outra, e, futuramente, será estendida ao Parque Estadual dos Três Picos (RJ). A sinalização segue o padrão adotado pelo ICMBio para desenvolver o Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso que já pode ser visto na Trilha Transcarioca (RJ), Trilha Chico Mendes (AC), no Caminho de Cora Coralina (GO) e no Caminho das Araucárias (RS).

O evento foi liderado pelo gestor e o coordenador de uso público do parque, Leandro Goulart e Leonardo Gomes, respectivamente, e teve a participação do chefe da Coordenação Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, Pedro da Cunha e Menezes e da chefe da Divisão de Fomento a Parcerias do ICMBio, Carla Guaitanele. Servidores da área protegida e montanhistas completaram o grupo de aproximadamente 20 pessoas.

O 1º dia de caminhada começou na portaria do parque em Petrópolis. A 1.029 metros de altitude, o grupo subiu para além da marca dos 2.000 metros, onde foi feito o pernoite, no Abrigo do Açu. No segundo dia, o grupo partiu em direção à Pedra do Sino, principal atrativo da travessia, a 2.263 metros. O visual notoriamente espetacular estava oculto por entre as nuvens, mas o desafio de vencer todos os obstáculos no percurso até o ponto mais alto do parque foi recompensado com um café quentinho no Abrigo 4, próximo à Pedra.

Os últimos 10 km de descida até a portaria de Teresópolis foram feitos debaixo de uma chuva fina e em meio à uma névoa que transformou a floresta em um cenário encantado. Um final abençoado pela majestade da natureza para concluir o projeto das 10 travessias que percorreu 365 km de trilhas em diferentes unidades de conservação federais, entre paisagens de Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia: dunas, praias, florestas e montanhas.

Conheça a retrospectiva das 10 travessias:

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros 
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses 
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães 
Parque Nacional da Serra do Cipó 
Reserva Extrativista Chico Mendes
Parque Nacional da Chapada Diamantina 
Parque Nacional do Itatiaia
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
Parque Nacional da Tijuca



Por Duda Menegassi/Wikiparques.
 
   
 Negócios Imobiliários na Serra do Cipó - (31) 99739394 (oi)
  Cipo Corretores - Negócios Imobiliários
CRECI: MGF 0028275
Rua do Engenho 482, Serra do Cipó, Santa do Riacho-MG - 35847-000
(31) 999739394 vivo 997738617
 
Site visto por 151184 pessoas

CSS válido!

Todos os Direitos Reservados | Locação Sites Web LSW Locação Sites Web. Um novo conceito em locação de sites para web...