Lotes I Terrenos I Casas I Serra do Cipó
Portugues English Spanish Italian French Deutsch
  (31) 999739394 vivo 997738617 31 999739394 CRECI: MGF 0028275
          
 Lotes I Terrenos I Casas I Serra do Cipó
Aguarde, carregando... Aguarde, carregando... Imóvel:
 

 

10 Dicas de como projetar e construir sua casa de

Casa de campo: 10 Dicas importantes de como projetar e construir

Não tem nada melhor do que poder curtir a natureza em uma belíssima casa de campo. Tranquilidade, o barulhinho do vento passando pelas folhas e claro muito verde é isso que as pessoas procuram ao se refugiar no interior para fugir da agitação, do barulho, da poluição e da loucura urbana.

Muito comum em cidades do interior e locais que possuem contato direto com o meio ambiente, a casa de campo é uma ótima opção para buscar refúgio, afastar o estresse e curtir a natureza.

Promovendo aconchego e descanso, a casa de campo normalmente possui design rústico, com muita madeira, pedras e janelas amplas para que se possa usufruir ainda mais da paisagem ao seu redor.

Dito isto, vamos às dicas:

1 – PROJETOS DE CASAS DE CAMPO

A localização estratégica é muito importante para que permita ter uma boa visibilidade da natureza, para que se possa posicionar as janelas, varandas e sacadas com vista para as montanhas, campos, florestas, rios, lagos, bosques, etc. Tudo isso é claro garantindo o máximo de privacidade, com os olhares dos vizinhos bem longe.

2 – MATERIAIS PARA A CASA DE CAMPO

Uma característica muito presente nas casas de campo é a utilização de materiais naturais, afinal se o objetivo é se conectar com a natureza nada melhor do que trazer a natureza para dentro de casa também. Pedras e madeiras podem (se a lei permitir e tiver disponibilidade) ser retirados do próprio terreno e aproveitados na obra.

 

Materiais que imitam madeira e pedra também são utilizados, o concreto armado, o cimento queimado nos pisos, o porcelanato que assemelha-se a madeira, ou ainda o deck de pvc que pode substituir a madeira natural e é menos impactante do ponto de vista ecológico.

Grandes superfícies de vidro também são bem vindas, para aproveitar ao máximo as vistas e fazer a integração entre o ambiente interno e externo. É muito comum utilizar porta balcão ou porta-janela nos ambientes térreos da casa no campo.

3 – NATUREZA AO SEU FAVOR

Para economizar recursos financeiros e energéticos as casas de campo devem aproveitar ao máximo a ventilação e a iluminação natural, evitando o uso de condicionadores de ar para o resfriamento ou calefação.

 

Estratégias sustentáveis para climatizar os ambientes são importantes e nas casas de campo a utilização de algumas dessas técnicas podem resultar em uma casa charmosa e ecologicamente correta, com o uso de paredes grossas de pedra ou concreto, por exemplo, que retém o calor durante o dia mantendo o ambiente interno fresco e a noite dissipa o calor para o interior aquecendo os cômodos.

Essa e uma técnica ideal para casas em climas subtropicais, interior de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas.

Os telhados verdes também são bem-vindos em casas de campo, pois evitam a ação direta do sol sobre as telhas e colaboram para a formação de um microclima mais agradável, principalmente em regiões secas.

4 – QUANTAS PESSOAS IRÃO USAR A CASA

A casa de campo pode servir para abrigar normalmente uma família ou um casal, por exemplo, mas é bem possível que em algumas situações mais pessoas fiquem hospedadas no local, em caso de visitas ou festas. Como a casa de campo costuma estar afastada dos centros urbanos, é interessante ter quartos ou camas para abrigar mais pessoas. E para que isso seja feito sem ter que transformar a casa em uma espécie de pousada, com muitos quartos que na maior parte do tempo não são usados, podem existir ambientes com múltiplas finalidades, com sofás-cama por exemplo.

 

 


Oportunidade incrível:
TERRENOS DE 450M ² 
EM LOTEAMENTO FECHADO por um valor único e especial para você CONFIRA


5 – PROTEÇÃO CONTRA MOSQUITOS

Mosquitos e pernilongos costumam aparecer quando existe muita vegetação, especialmente em locais quentes e úmidos. Se na região onde a casa de campo for construída existir esse problema, uma solução simples e prática é usar janelas e portas com telas embutidas, para manter a ventilação e a iluminação dos ambientes sem permitir a entrada dos mosquitos.

 

6 – MATERIAIS COM POUCA MANUTENÇÃO

Assim como em casas de praia ou veraneio, as casas de campo tendem a ficar fechadas e sem uso em alguns momentos, e por isso quanto mais resistentes e higiênicos forem os materiais usados nos móveis e na decoração, melhor. A poeira e resíduos do ar entram na casa mesmo com ela fechada, e tecidos ou outros materiais absorventes podem acumular essa sujeira com muita facilidade.

7 – TEMPERATURA IDEAL

Outra preocupação relativa aos materiais a serem escolhidos é a temperatura do local, sendo que muitas vezes as casas de campo ficam em regiões frias, como serras. Se este for o caso, é importante pensar em soluções que amenizem as baixas temperaturas, como o uso de materiais térmicos como madeira ou isolantes, ou até mesmo o acréscimo de lareiras de algum tipo.

 

8 – PRIORIDADE AO LAZER E DESCANSO

Se a casa de campo for um local de refúgio, como na maior parte das vezes é, logicamente é essencial criar espaços com a finalidade de lazer, seja aquele que remete à paz e tranquilidade, como varandas com redes ou outros móveis confortáveis para permanência e observação da paisagem, ou então áreas para receber amigos e a família de maneira agradável, propiciando a integração.

9 – INTEGRAÇÃO COM O ENTORNO

Um dos pontos cruciais na hora de projetar uma casa de campo, é aproveitar a natureza existente no local, garantindo a visibilidade da paisagem e sua integração com a parte interna da casa.

10 – CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA ESSE TIPO DE INVESTIMENTO

Para se construir uma casa de campo, é preciso tomar certos cuidados como escolher o terreno destinado a construção, observando se o local escolhido possui saneamento básico e segurança. Outro ponto importante é atentar-se para a posição do sol, deixando os ambientes internos em que não se deseja o aquecimento solar, contrários a essa localização. “Para isso, evidencia-se a necessidade de contratar um arquiteto ou engenheiro que irá auxiliar da melhor forma possível no projeto a ser desenvolvido

  • Estilo escolhido:  Quanto ao estilo, não é necessário se prender ao rústico como a maioria, escolha o seu e invista nele.
  • Elaboração de um projeto: O projeto deve ser feito com atenção e revisto quantas vezes forem necessárias. Para a divisão interna, a sugestão é fazer ambientes amplos e bem integrados favorecendo o convívio.
  • Utilize a paisagem: Lembrando de aproveitar da paisagem externa como já dito anteriormente. Isso é possível com grandes janelas, amplos quintais e, às vezes, aberturas internas, contemplando uma árvore, por exemplo, para aqueles mais ousados.
  • Recursos de qualidade: Procurar por materiais de qualidade dando preferência aos que são fabricados de maneira sustentável. Madeiras certificadas em vigas aparentes e para o piso, pedras, tijolos e materiais de demolição são materiais resistentes, que valorizam esse tipo de construção.
  • Aproveite: Depois da obra concluída, é só aproveitar ao máximo esse cantinho feito para você, familiares e amigos nos momentos de descanso e convivência.

fonte: loteamentoclub

 
   
 Negócios Imobiliários na Serra do Cipó - (31) 99739394 (oi)
  Cipo Corretores - Locação anual, Venda de Lotes, Casas, Terrenos, Sítios, Pousadas, Glebas e fazenda
CRECI: MGF 0028275
Rua do Engenho 482, Serra do Cipó, Santa do Riacho-MG - 35847-000
(31) 999739394 vivo 997738617 31 999739394
 
Site visto por 244429 pessoas

CSS válido!

Todos os Direitos Reservados | Locação Sites Web LSW Locação Sites Web. Um novo conceito em locação de sites para web...